contador de visitas

terça-feira, 5 de maio de 2009

QUEM RECLAMA JÁ PERDEU.



CRÔNICA 51

Há uma frase do futebol que deve ser da década de 40 ou 50, que dizia o seguinte:”Quem reclama já perdeu.” Vamos devagar. A frase foi dita para jogadores de futebol em relação a reclamações feitas com o juiz, o que no máximo resultava em expulsão. Ou seja, reclamar com o juiz é sempre um tiro no pé. É claro que em outras situações devemos reclamar, mas reclamar não só verbalmente, e, sim, agindo. Motivos para reclamar dos governos não nos faltam e como cidadãos devemos protestar, sim.
Lembrei-me desta frase por outra razão. Encontrei-me ontem com um amigo que só vive reclamando, e, pior, repete as reclamações todos os dias.Ele funciona automaticamente, basta ouvir a palavra trânsito e ele despeja um discurso; se ouvir a palavra dinheiro, lá vem outro discurso...Caso no dia seguinte, eu me encontre com ele, a lenga-lenga será a mesma. Todos implicam com ele, irritam-no para que ele inicie a infindável lamúria, só que ele, acredite se quiser, não percebe.
Há dois temas que o incomodam mais: trabalho e dinheiro. Primeiro ele abomina trabalhar, tanto que tem um emprego ao qual vai só três ou quatro manhãs. Faz tudo de qualquer jeito e falta muito, é claro. Na seção todos o julgam um mau profissional, mas como ele é simpático (apesar de reclamão), os colegas o tratam bem. Ele não sabe que é visto como personagem, com as mesmas falas, as repetidas marcações de cenas, o exaustivo enredo
Reclama dos chefes diariamente, com bordões que criticam o departamento do tipo “isto não tem jeito mesmo”, “Isto só acontece aqui”, “Não dão condições decentes ou dignas de trabalho”...Na verdade ele quer justificar o fato de trabalhar mal e pouco, como se a suposta (e não verdadeira) má administração dos funcionários superiores o inocentasse de seu desleixo e de sua falta de profissionalismo. Ele precisa acreditar que o país vai mal, que está à beira do abismo, para explicar o fato de ficar todas as tardes e noites sem fazer nada, fumando e vendo televisão.
Quando o vejo, lembro-me sempre desta frase: “Quem reclama já perdeu.” A impressão que tenho é que perdeu mesmo. Primeiro perdeu o tempo reclamando à toa; depois porque, embora não seja o caso de ser expulso pelo juiz, sua reclamação também é inútil. Sua vida só sai do lugar, quando algum parente ou amigo o ajuda, pois se dependesse só dele, sua vida seria a imagem de um sujeito de camiseta e bermuda em frente a um canal de esporte das 13h às 24h.
Você gostaria de ter alguém assim na sua equipe de vôlei de praia? De modo algum, não é mesmo? E a seu lado, como marido? E em sua firma, como sócio? E em sua associação de bairro, como companheiro? Não, não e não...
Espero que você não seja do tipo reclamador, desses que, independente do resultado da partida, sempre perdem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário