contador de visitas

sábado, 6 de junho de 2009

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DE PERSEVERAR

CRÔNICA 55


Encontrei com um amigo caminhando no calçadão. Deu só um “olá”, porque estava fazendo um exercício que exigia velocidade, para ser útil à saúde. Não podia parar e interromper a eficácia da caminhada naquele fim de tarde. Apenas me disse que, como há 15 dias não fazia exercício, tinha que caminhar com rigor para compensar a inatividade.
Ora, o exemplo não é único. Aliás, é bem comum quando se trata de dietas. Os gordinhos, culpados, escolhem um dia para fazerem dieta e se esquecem dos outros seis dias na semana em que não tiveram o menor cuidado com a alimentação. De preferência, escolhem um momento em que estão fazendo a refeição com outras pessoas, para que haja testemunhas de sua “dedicação” à dieta. Mas, como a balança não se ilude com mentiras, o peso continua o mesmo ou até mais elevado.
A segunda-feira é o dia clássico para se iniciar uma dieta nova ou recomeçar um exercício. E neste dia juramos que não haverá interrupções, aconteça o que acontecer. Infelizmente, poucos conseguem manter a palavra. A maioria para, sempre com uma justificativa nobre.
Há os que compram um guarda-roupa esportivo para as aulas na academia ou os exercícios ao ar livre e se sentem atletas de triatlo. Ao final de um mês, verificam que usaram aquelas roupas novas só uma 5 ou 6 vezes e que elas estarão perfeitas por muitos verões.
O cuidado com os exercícios e a alimentação é fundamental para a nossa vida, mas não é só sobre isto que quero falar. Aqui eles aparecem como exemplos, verídicos e cotidianos. O que me importa é a pergunta:”Por que não damos continuidade ao que fazemos?”
Haveria explicações culturais dizendo que o latino (e, se brasileiro, pior ainda) tem dificuldades de disciplina e perseverança? Ou é pura coincidência de que tantos indivíduos tenham a mesma conduta? Ou isto acontece mais em cidades litorâneas, como o Rio, do que em outras metrópoles, como São Paulo?
Especulações, sérias ou simplórias, podem ser feitas, mas nenhuma responde à pergunta. E na falta da resposta, que talvez também seja pessoal, vale lembrar que devemos enfrentar a nossa incapacidade de perseverar, mantendo um hábito saudável, e de não usarmos desculpas para tudo que não fazemos.
Mais exaustiva do que uma aula de ginástica na academia ou uma caminhada no calçadão é a batalha diária com nós mesmos. Os resultados na vida são como os das dietas: só aparecem, se houver determinação e continuidade em nossos atos. Viver não é uma atividade mensal, quinzenal ou semanal. Mas diária.

Katia Sarkis











Nenhum comentário:

Postar um comentário