contador de visitas

segunda-feira, 9 de março de 2009

CUSTO E BENEFÍCIO


CRÔNICA 25



A expressão custo-benefício veio da área econômica e passou a ser usada nas mais variadas situações. À primeira vista, pode parecer uma forma fria de tratar as coisas, como se estivéssemos falando apenas de negócios e não das relações humanas. Caso a expressão o incomode por esta razão, desfaça-se desta opinião e veja que, didaticamente, ela é muito útil para fazermos algumas análises.
Somos todos adultos, logo podemos ver que os acontecimentos têm um custo (o que não significa necessariamente um valor em reais ou em euros) e, quem sabe, um benefício. Se você hoje está formado, sabe que isto custou pelo menos 15 anos de estudo e que o benefício, além do diploma e do direito a exercer uma profissão, é o conhecimento adquirido ao longo destes anos. E se você é (espero que sim) alguém que gosta de estudar, o tempo dedicado à escola, à leitura etc não foi tão “custoso” assim.
O mesmo ocorre em vários momentos da vida, e o que pode ser custo para uns não o é para outros; quanto ao benefício, se dá o mesmo, e o que eu julgo ser bom para mim pode não ser para você. Quero dizer com isto que a subjetividade está presente nesta relação custo-benefício. Ainda: esta expressão não pode ser substituída por mal-bem, o custo não é um mal que a longo prazo traz um benefício, isto é, um bem.
Entendendo então que custo não significa algo ruim, mas algo que precisa ser feito para se atingir tal objetivo e, consequentemente, conseguir determinado benefício, todas as coisas têm um custo. Em outras palavras, não há nada de graça nesta vida.
Se você acha que merece receber coisas de graça. me dê algumas boas razões para isto. Por que você mereceria as benesses do mundo e seu vizinho, não? Num sentido todos merecem as boas coisas do mundo: no outro, todos também têm que se empenharem para fazerem jus a este merecimento.
Façamos aqui um balanço a sós. Vai uma sugestão. Apanhe papel e caneta e escreva 5 fatos de sua vida atual e ao lado o custo e o benefício de cada um. Feita a relação, veja se algum fato parece ser sem ter custo ou sem ter benefício. Nos dois casos, há algum problema. Um fato da vida que não tenha causa ou efeito está solto no ar. Desconfie dele e tente modifica-lo.

Katia Sarkis






Nenhum comentário:

Postar um comentário