contador de visitas

quarta-feira, 11 de março de 2009

DUAS AMIGAS

CRÔNICA 27



Há quinze dias sai para almoçar com duas amigas e, é claro, a conversa volta e meia girava sobre as outras amigas em comum. A Maria trouxe à tona a situação de Carmem que não consegue emagrecer e que, em consequência, está tendo problemas de saúde. Disse não entender por que ela não faz exercícios nem dieta. Falta-lhe força de vontade de mudar a vida, continuava Maria, sinceramente preocupada com a amiga. E ainda acrescentou que se Carmem não fizer algo em pouco tempo, logo será muito tarde.
Maria tem um corpo saudável e bem feito. É professora de Biodança, o que esclarece seus cuidados com o corpo. Dá aulas particulares ou para pequenos grupos em uma sala comercial que aluga em Botafogo. Financeiramente vive na corda bamba, com o mês acabando antes do dinheiro, e fechando a contabilidade quase sempre no vermelho e no cheque especial.
Já Carmem, apesar de não ser formada, teve relativo êxito profissional, e sempre se sustentou e seus dois filhos. Para ela as duas mensalidade da faculdade particular vêm em primeiro lugar, pois quis dar a eles o bom estudo que não teve. Além disso, oferece um certo conforto aos filhos, com direito a carro e bom apartamento. A outra menina de seus olhos é o apartamento em Cabo Frio, para onde costuma ir às sextas-feiras à noite para descansar do estresse semanal.
Ontem encontrei com Carmem na rua. Ela estava vindo exatamente da aula de biodança com Maria, que faz (ou tenta fazer) por recomendação médica. Disse-me, sinceramente preocupada, não entender por que Maria não trabalha mais ou por que se sujeita a esta profissão. Não sabe como uma mãe não se dedica aos filhos e que, se não fosse por uma bolsa obtida por um tio vereador, os filhos de Maria estariam estudando em qualquer coleginho. Com o que ganha, a professora, ironicamente, não dispõe de dinheiro nem para pagar uma mensalidade de aulas de biodança. Falta-lhe força de vontade para mudar a vida, continuava Carmem. E ainda acrescentou que se Maria não fizer algo em pouco tempo, logo será muito tarde.



katia Sarkis














Nenhum comentário:

Postar um comentário