contador de visitas

quinta-feira, 12 de março de 2009

A FALTA DE INTIMIDADE

CRÔNICA 28




Ouvi de uma viúva que, durante 43 anos de vida a dois, eles nunca souberam o salário um do outro. Apesar da intimidade do sexo que uma união de tantos anos pressupõe, eles não tinham intimidade para perguntar quanto o outro ganhava. Isto mostra que jamais houve planejamento naquela família, pois como estabelecer objetivos e realizar desejos, se não sabemos o dinheiro de que dispomos para tanto.
Ou, podemos concluir, que o planejamento, se houve, era individual e nunca, é óbvio, do casal, mesmo que a finalidade fosse adquirir algo para a família. Neste caso não vejo um exemplo de independência (sempre bem-vinda), mas de individualismo. E, pior, de falta de intimidade, de falta de cumplicidade, de falta de parceria.
Pasmem, que não é um caso isolado.
Discretamente (se é que existe descrição nesta pergunta), passei a indagar a pessoas conhecidas ou não se o casal sabia o salário um do outro. Para minha surpresa e decepção, a maioria disse que não. E, é claro, não deram nenhuma resposta razoável. Envergonhadas, criavam desculpas esfarrapadas para disfarçar o constrangimento de terem que admitir este problema conjugal.
Dependendo da cultura, as pessoas têm mais ou menos facilidade de perguntar ao outro qual é o seu salário. Em alguns países, esta pergunta é vista com naturalidade; em outros, como falta de educação. Muitas vezes é encarada com suspeita, como se a pessoa que perguntasse estivesse movida por inveja, e não por simples curiosidade.
O fato é que em nosso país as pessoas não gostam de dizer quanto ganham, seja a renda baixa ou alta. Uns têm vergonha do pouco dinheiro e outros têm medo, não só da inveja, mas de pedido de empréstimo, roubo ou sequestro. Agora estas razões não servem, quanto se trata da própria mulher. Se você acha que sua mulher tem inveja de você, se separe ontem. E se você acha que sua mulher pode roubá-lo ou sequestra-lo,se separe anteontem.
Confesso que não me sinto à vontade de perguntar a um amigo quanto ele ganha, a menos que a situação me leve naturalmente a tal pergunta. Por exemplo, tive que recentemente saber o salário de um amigo para provar-lhe que ele estava administrando mal seus oito mil mensais e que ele não tinha razão para reclamar tanto. Mas não perguntar nem dizer o salário para a pessoa amada significa que algo vai mal na vida a dois.
E se os filhos também não sabem quanto a mãe e o pai ganham significa que estes pais, além de não terem intimidade com os filhos, não são bons educadores. Casal e família são substantivos que trazem a idéia de plural, logo não aceitam atitudes individualistas e distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário