contador de visitas

quinta-feira, 5 de março de 2009

TODAS AS COISAS TÊM UM PREÇO



CRÔNICA 21



Tudo custa alguma coisa, o que não quer dizer que tudo seja pago com dinheiro. O custo pode ser dedicação, empenho ou sacrifício. Mas que não há nada de graça é ponto pacífico. Se você não sabe disto é porque você finge que não sabe disto e, portanto, não gosta de pagar o preço das coisas. Ou talvez haja outra pessoa (ou pessoas) pagando por você. Caso você não seja mais uma criança, estamos diante de um problema sério.
Como o seu ídolo (pelo menos espero) não é o Jorginho Guinle que se orgulhava publicamente de jamais ter trabalhado um só dia na vida, vamos continuar a nossa conversa. Partamos do princípio de que você tem mais de 21 anos, é adulto e, portanto, não depende mais de seus pais
Você paga as próprias contas e satisfaz as suas necessidades.
Agora vejamos o preço (fora da área das finanças) das demais coisas. O preço para permanecer naquele emprego talvez seja usar uma ridícula gravata ou chegar pontualmente às 7 horas. Certo, toda gravata é estúpida, mas você perderia o seu salário por este motivo? Sem dúvida que dormir até as 7 é bem melhor do que entrar no serviço nesta hora, mas será que não valeria a pena se acostumar com menos horas de sono ou se deitar mais cedo?
Cuidado para não confundir pagar o preço das coisas com fazer concessões ou ser venal. Se a permanência no emprego depende de uma saída com o chefe, isto já é prostituição; se fazer campanha pública ou votar em certo candidato desonesto for requisito para a melhoria profissional, bem, isto é também prostituição.
Pagar um preço talvez seja estudar à noite, depois de um dia exaustivo de trabalho, para subir na carreira; dividir um apartamento com outras pessoas e perder a privacidade, para poder morar mais perto da lugares interessantes; ou, ao contrário, morar em um bairro mais afastado, para ter dinheiro para arcar com às despesas...
Nos campos profissional e amoroso é fácil verificar se você está disposto ou não a pagar o preço. Pense nisto antes de ser despedido ou do relacionamento acabar. Muitos que se surpreendem com a demissão ou com a separação são aqueles que não enxergaram o preço a ser pago ou não quiseram fazê-lo.
Mas, caso você seja um príncipe ou princesa, esqueça o texto acima e volte logo para seu castelo, longe do mundo real.


Katia Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário