contador de visitas

sexta-feira, 6 de março de 2009

O INFERNO SÃO OS OUTROS; O PARAÍSO TAMBÉM.



CRÔNICA 22


Sabe aquela amiga que já perguntou 4 vezes o endereço do seu novo cabeleireiro, porque que ir lá também e fazer um corte igual ao seu, pois você nunca ficou tão bem na vida, afinal o penteado que você vinha usando há 15 anos já estava mesmo fora de moda e, se você quer saber a verdade, jamais combinou com seu tipo de rosto etc etc?
Ela é também aquela que vive insistindo que você tem que fazer um workshop de Renascimento, pois fez muito bem a ela, que se sente outra pessoa depois daquele encontro e ela não entende como você ainda não agendou o seu “renascimento” e que você está perdendo tempo, já fulana, amiga comum de vocês, fez e adorou e até já se sente outra, inclusive pensa em se separar e abrir uma loja de produtos naturais, que foi sempre o sonho dela na vida, mas o parceiro não dava força para os negócios etc etc
Ora, será que esta sua amiga (vamos continuar chamando-a assim) tem algum momento da vida sozinha, alguma atividade na qual se perceba como indivíduo? É triste, mas muitas pessoas não são indivíduos, e precisam o tempo todo da aprovação ou da cumplicidade dos outros. Só se vestem de acordo com a “moda”, só emitem opiniões que julgam ser senso comum, só consomem os produtos anunciados na televisão e, de preferência, pelos atores mais famosos da novela de sucesso da temporada.
Há alunos que, quando o professor de redação dá tema livre, não conseguem escrever uma linha. Por uma razão muito simples: não sabem ser livres nem nas pequenas coisas. Sua amiga foi uma aluna assim na adolescência e está feliz na idade adulta, por não precisar ter que fazer mais redação e não ter que expressar o que pensa e sente. Será por que ela não pensa e sente? Ou será por que só pensa e sente o que outros já pensaram e sentiram e aprovaram?
De qualquer modo, dê o endereço de seu novo cabeleireiro a ela. Pode até ser desagradável as duas saírem juntas com o mesmo feitio de cabelo, e todos perceberem que ela ficou parecida com você. Não se aborreça tanto, pois poderia ser pior: você ficar parecida com ela.

Katia Sarkis




Um comentário: