contador de visitas

sexta-feira, 13 de março de 2009

VOCÊ É O TEMPO QUE TEM?


CRÔNICA 29


Tenho ouvido muitas vezes a frase “Você é o que come!”. É razoável que se tenha cuidado com a alimentação, mas que isto se dê de forma realista e, sem querer usar de ironia, saudável, já que saúde não se obtém só pela alimentação. Mas na verdade alimentação não é o verdadeiro tema desta crônica. Portanto, continuem atentos com o tipo e a qualidade de comida que ingerem, enquanto vamos esclarecer que esta frase é só o ponto de partida para a nossa pequena discussão.
A sensação que tenho quando ouço esta frase é que a pessoa que a fala só se dedica à alimentação o dia inteiro, pois consegue relacionar qualquer fato da vida aos hábitos alimentares. Parece-me que especialistas em qualquer área veem a sua especialidade no todo, ou seja, não enxergam mais nada.
Ninguém provavelmente vai ter tantos cuidados com um carro do que um mecânico. Ele certamente sabe o significado de cada ruído do carro e age imediatamente assim que o ouve. Já quanto à alimentação, talvez não seja o modelo a ser seguido, pois seu pensamento está mais voltado para carburador e motor do que para frutas e legumes. Nada mais razoável.
Se adaptarmos a frase para outras situações, poderíamos dizer que “Você é o que veste!”, “Você é o que vê!”, “Você é o que ouve!” e por aí vai. Ora, como o dia só tem 24 horas, você não pode ser especialista em todas as coisas e, infelizmente, você vai ter que se descuidar de muitas. Mas alimentação é fundamental, podem contra-argumen-tar. Já o patrão, que paga o seu salário vai dizer que o trabalho é mais importante, pois é graças a ele que você tem dinheiro para se alimentar. E é por causa do trabalho também que normalmente comemos na rua rapidamente refeições nem sempre muito recomendáveis.
Como jornalista eu diria que você é o que lê. A propósito, quantos livros você lê por semana? Qual foi o último livro que leu? Há quanto tempo? Você lê livros fora de sua área de interesse profissional? De que tipo? Que jornais você lê diariamente? E revistas?
Se as suas respostas forem negativas, porque você não tem tempo, lembre-se de que a falta de tempo justifica tudo: não ler, não comer direito, não fazer exercícios, não cuidar do carro, não ter lazer, não telefonar para os amigos, não arrumar os armários e estantes, não terminar a monografia etc
Será que a frase certa seria “Você é o tempo que tem!”?

Um comentário:

  1. olá Katia...
    Bom dia ...
    Paz e Bem!
    Estou escrevendo para dizer que tenho gostado muito dos teu escritos. Sou padre católico e tenho um programa de rádio diário. Ontem li dosi textos teus e venho te perguintar se posso continuar lenodo os. São crônicar curtas e que ajudam muito o povo refletir e encaminhar a vida. Espero que que vc não se importe.
    Com carinho... Pe. Edgar

    ResponderExcluir