contador de visitas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009



CRÔNICA 13



COISAS DE ESPELHO


Na clássica história infantil da Branca de Neve, a madrasta pergunta sempre ao espelho se há mulher mais bonita do que ela e ele é obrigado a responder que não. Já na vida real e adulta, não temos um espelho a nosso favor e o objeto que é símbolo de vaidade passa a ser ameaça. O espelho já não diz o que queremos ouvir, mas, sim, o que a imagem mostra. E esta imagem muitas vezes nos é desagradável. Logo passamos a evitar o espelho. Em outras palavras, a nos evitar.
Muitas artistas só se deixam fotografar de um lado, porque sabem que são mais fotogênicos, se vistos da esquerda ou da direita. Pensemos neste fato como uma metáfora. Será que só mostramos o nosso lado esquerdo, porque sabemos que ele é mais simpático? Ou será que fazemos em público as coisas que achamos que fazemos bem para que a nossa imagem – parcial, é claro – seja apreciada pelos outros?
Assim como a pessoa acima do peso evita a balança para não ver confirmado em números o que, obviamente, já sabe, nós evitamos os vários espelhos que surgem diariamente a nossa frente. Nós disfarçamos cinicamente como se não estivéssemos nos vendo. Sabe quando você não quer cumprimentar um conhecido e finge que não o viu ou até troca de calçada, para não ter que ser forçado a reconhecer que o viu e falar com ele? É a mesma coisa. Nós às vezes somos o desconhecido aborrecido de que tentamos fugir na rua.
Há ainda uma imagem pior, a do credor. Basta ouvir a palavra credor, para sentirmos uma sensação desagradável, mesmo que não tenhamos dívidas. É uma associação que habita o nosso subconsciente. Agora, caso estejamos de fato devendo, é o desespero. Não atendemos o telefone, pedimos para dizerem que não estamos etc. Fazemos tudo para escapar do constrangimento de sermos cobrados e de admitirmos que estamos errados, isto é, que não temos como pagar.
O que é um espelho se não um cobrador que bate à nossa porta e nos olha de frente, sem direito à fuga? E, aí, como responder a si mesmo, visto que um espelho não aceita mentiras?


Katia Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário